quinta-feira, 15 de maio de 2008

Os jogos e os Adolescentes...

Como é do conhecimento geral, muitos adolescentes tornam-se viciados em jogos, quer de computador, quer de consolas.

Por vezes, os pais não passam muito tempo em casa e o jovem dedica-se aos jogos para passar o tempo, acabando, por vezes, por se tornar altamente viciado. Em casos mais extremos, há quem deixe de comer e faltam às aulas com o objectivo de conseguir melhores resultados nos jogos. Os adolescentes podem tornar-se agressivos e ter comportamentos inadequados à sua idade, perturbando todo o seu desenvolvimento intelectual. Este tipo de atitudes é comum nos adolescentes, pois estes perdem-se facilmente e deixam-se fascinar rapidamente com novidades! .

As inovações tecnológicas que surgem constantemente nos mercados contribuem para o aumento do vício! Mas, cabe aos pais, controlar as actividades dos filhos, através de, por exemplo: inscrevê-los e incentivá-los a fazer desporto e passeios com os amigos.

Os dados de um estudo realizado por cientistas da Charité University Hospital Berlin demonstram que o cérebro dos jogadores que dedicam muito tempo ao jogo apresenta um aumento de actividade cerebral, quando exposto à imagem sobre o jogo.Os jogos de computador fornecem diversão e entretenimento a quem a eles se dedica e, por isso, apresentam uma sensação de recompensa para o indivíduo. Isto faz com que o repitam por várias vezes!

Os jogos de computador viciam o cérebro, de modo semelhante ao efeito do álcool e da cannabis, segundo especialistas da mesma universidade. Estes dados comprovam o quão perigoso pode ser o jogo quando levado ao extremo!

Sem comentários: