terça-feira, 13 de maio de 2008

Homossexualidade na adolescência

Todos temos plena consciência que a homossexualidade não é bem encarada pelas sociedades ditas modernas e que se verificam um pouco por todo o Mundo. Por vezes, os adultos têm sérias dificuldades em assumir a sua escolha sexual, devido à estigmatização social que sofrem após a ‘revelação’. Mas quando um adolescente descobre a sua homossexualidade, na maioria das vezes, a sua vida complica-se... Nesta fase da vida, a personalidade está a definir-se, sendo então uma altura mais sensível da vida de cada um de nós. Os adolescentes podem ser muito cruéis, ao descobrirem a homossexualidade de um colega. Assim, a ‘vítima’ pode sofrer ataques (verbais e, em casos mais extremos, físicos), sentir-se excluído de um grupo, envergonhado e assustado, o que o impede de partilhar os seus sentimentos relativamente a este assunto. Muitos evitam revelar a sua opção sexual, temendo a discriminação de muitos!

Também no seio do seu grupo de amigos e na família esta incompreensão e, até, humilhação são encontradas! Assim, como poderá o adolescente lutar contra todo este preconceito que o envolve e maltrata?? Como se sentirá, ao pensar que nem na sua própria casa pode estar descansado, que nem com os seus melhores amigos pode desabafar...?!

Contudo, e independentemente das orientações sexuais de cada um, os adolescentes necessitam de ser devidamente informados relativamente aos riscos a que estão expostos e às maneiras de os prevenir!

Quando os adolescentes têm relações homossexuais intermitentes nesta fase, não significa que as terão no futuro! Mas, e há-que ter consciência, que quando este tipo de experiência é repetido com exclusividade àquele comportamento, poderão tornar-se homossexuais assumidos! Estes podem ser sujeitos a uma pressão social, que os impede de usufruir de certos serviços, benefícios e que pode provocar graves problemas psicológicos, como a depressão, por exemplo, ou o suicídio, que se verifica em adolescentes homossexuais, em maior número!

Este Mundo tem de mudar!! Caso contrário, não merecerá o M maiúsculo com que o escrevemos...


Sem comentários: