DST são doenças que podem ser transmitidas através do contacto sexual, embora esta não seja a única maneira de contrair estas doenças, mas sim a mais frequente.
Estas doenças transmitem-se, simplesmente, pelo contacto mais íntimo com a pessoa infectada e os sintomas podem não ser logo visíveis. Devido ao facto de o ambiente que rodeia os orgão sexuais ser húmido e quente leva a que tais malefícios se propaguem.
Existem várias DST. A conhecer:
- Sida é o síndrome de imunodeficiência adquirida e transmitida pelo vírus VIH, que torna a pessoa infectada vulnerável a outras doenças. Nos adultos pode surgir com a relação sexual e nas crianças é, normalmente, hereditária. Pode ainda transmitir-se devido à transfusão de sangue infectado ou troca de agulhas contaminadas. Não há cura para esta doença, só podendo ser controlada com acompanhamento médico.
- Sífilis (conhecida como o cancro duro) é uma infecção que ataca todo o organismo e surge como uma ferida que não provoca dor. Esta acaba por sarar mas a infecção mantém-se, o que se revelará mais tarde. No caso das grávidas, a doença pode ser transmitida ao feto.
- Gonorreia ou Blenorragia é causada por uma bactéria que fica 'alojada' nas membranas mucosas que envolvem a garganta, o colo do útero, o ânus e a uretra. Esta doença tem cura, desde que o tratamento seja o mais correcto.
- Infecção por Chlamydia Trachomatis é semelhante à gonorreia. O local onde se manifesta a infecção varia consoante o contacto sexual que houve. Esta doença, se não for tratada a tempo, pode alastrar-se a todo o organismo, causando infertilidade. Contudo, isto não acontecerá se a doença for diagnosticada e tratada devidamente.
- Herpes Genital é uma doença que se manifesta pelo aparecimento de manchas avermelhadas na zona genital. Embora não seja grave, é incomodativa se surgir em curtos espaços de tempo. Durante a permanência deste vírus no corpo, a actividade sexual deve ser interrompida, pois há o risco de contágio.
- Hepatite B é uma infecção que afecta o fígado, 'alojando-se' nos líquidos segregados pelo corpo humano. Esta doença transmite-se através da troca de seringas infectadas e da relação sexual. O risco de contrair Hepatite B é muito superior ao de contrair o vírus da Sida. A doença pode ser fatal, mas existe uma vacina para combatê-la.
- Pediculose Púbica (ou 'chatos') são os 'piolhos' que surgem na púbis. O contágio pode acontecer através da relação sexual e da troca de peças de roupa. Quando infectado, deve recorrer-se a um médico especialista.
Sem comentários:
Enviar um comentário